Como combinado no encontro anterior, retomamos as características de cada modo de organização discursiva, apresentando ao professor uma amostragem com cinco textos pertencentes a cada modo. Em grupo os professores analisaram os textos e a partir de suas conclusões iniciamos uma nova discussão. Observamos, através das apresentações dos grupos e das respostas a nossos questionamentos e intervenções, que os professores compreenderam melhor o assunto, destacando semelhanças e diferenças marcantes em cada modo, sanando as dúvidas do encontro anterior.
Passamos então para o estudos de casos onde trabalhamos com mais alguns gêneros textuais: parlendas, adivinhas, lendas, literatura de cordel, quadrinhas, trava-línguas e cantigas. Todos relacionados ao tema folclore. Nesse momento os professores puderam refletir sobre os encaminhamentos relacionados a cada gênero, propondo novas atividades que garantissem a aprendizagem dos alunos. Foi um momento interessante para os professores, onde a troca de experiências também esteve presente, pois alguns professores relataram atividades que já haviam realizado com suas turmas enriquecendo ainda mais o encontro.
Passamos então para o estudos de casos onde trabalhamos com mais alguns gêneros textuais: parlendas, adivinhas, lendas, literatura de cordel, quadrinhas, trava-línguas e cantigas. Todos relacionados ao tema folclore. Nesse momento os professores puderam refletir sobre os encaminhamentos relacionados a cada gênero, propondo novas atividades que garantissem a aprendizagem dos alunos. Foi um momento interessante para os professores, onde a troca de experiências também esteve presente, pois alguns professores relataram atividades que já haviam realizado com suas turmas enriquecendo ainda mais o encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário